sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma Língua pra Viver


   Opa, pessoal, tudo bom? Hoje a postagem saiu um pouco tarde, mas tamo aí. O texto de hoje vem falar sobre um universo no qual eu estou começando a entrar, o dos surdos e mudos. Espero que gostem do texto, vamos?

   Qual é a importância de sua língua? Você já se encontrou perdido por não poder se comunicar? Para a maioria, isso é difícil de se conceber, mas ainda hoje existem pessoas que não tem uma língua. Não conseguem encontrar um apoio linguístico para se comunicar com os outros. Além de sua expressão, não há nada que lhes possa ser de uso para a comunicação, mas não se comunica apenas com a expressão.
   Você já se imaginou caindo de paraquedas na Rússia ou na China, sendo em ambos os países a sua queda numa pequena e fechada comunidade onde ninguém saiba falar português ou inglês. A menos que você tenha acabado com minha argumentação sabendo falar russo e mandarim, nessa situação você pode compreender a importância da língua, não no sentido singular, mas social.
   Pois bem, sem uma língua, não há comunicação. E sem comunicação, como dizer que estou com fome, com sede, feliz ou triste? E isso é o mínimo. Como comunicar minhas idéias? Falar de assuntos abstratos e metafísicos? Pois bem, existe apenas um modo de aprender a sua língua. O natural, que é ouvindo-a e repetindo-a. Não estou falando de gramática, ou de uma língua formalizada, mas da minha língua natural, sobre a qual foram impostas posteriormente a gramática e, até certa medida, a língua formal.
   E é aí que eu apresento um universo distinto, onde um brasileiro que mora no Brasil está numa situação parecida, senão pior, que eu nos confins da China. Este é o homem e a mulher que tem uma deficiência física, chamada surdez. Este cidadão não é melhor nem pior que ninguém, mas não ouve muito, ou não ouve nada. Mas como aprender a sua língua, para em seguida ser imposta a língua formal? Aí está a língua de sinais. E aí está todo um universo novo e rico, que se abre para quem lhe bate na porta. Então bata nas portas, cada uma delas guarda uma linda sala, que devemos conhecer.


2 comentários:

  1. sim! as pessoas dão importância à outras línguas como inglês e espanhol e esquecem que os surdos-mudos tb têm um linguagem própria para se comunicar com o mundo!
    como esquecê-los?? o ser humano é um ser social, por isso a necessidade de se comunicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana, no final da sua fala você pegou a parte chave da coisa! É uma necessidade, e não somente desse grupo social, mas de todos. Existe muita coisa que eles podem nos comunicar, e muitos tem a chance de receber e aprender da experiência e da vivência dessas pessoas. Eu, pessoalmente, tenho a necessidade de saber ao menos o básico de LIBRAS, mais do que de uma língua estrangeira, qualquer que for. O usuário de LIBRAS tá do meu lado, e o da língua estrangeira tá um pouquinho mais distante.

      Excluir