sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Porque Baiano é Mal Educado


   Oi, pessoal! Tudo bom? Então, hoje eu trago uma história que me ocorreu essa semana, sobre um trabalhador e um moralista-de-si-mesmo. Espero que consigam entender o ocorrido, e que gostem, vamos lá?

   Essa semana, num shopping, eu pude ver sobre o que dizem das pessoas da Bahia. Vejam bem, eu fui ao shopping pesquisar preços de celulares com meu irmão e minha namorada. Parei onde sempre paro, nos arredores do elevador que dá direto no cinema. Fui até o elevador, e nele estava um ascensorista cheio de carisma, que dava "boa tarde" e brincava com crianças e idosos, além de ser atencioso com todos e fazer o seu trabalho com eficiência.
   Chegamos à praça de alimentação, almoçamos, conversamos um pouco, e fomos à procura do tal celular. Entramos em algumas lojas, e meu irmão gostou do celular mais popular do momento, aquele que oitenta por cento da população que tem celular com androide possui. Voltamos então para o carro. Para isso, deveríamos tomar o elevador e chegar no estacionamento.
   O elevador nos esperava, quando chegamos no local onde o tomaríamos, ele estava chegando, para a nossa alegria. Para a nossa tristeza, estava ocorrendo algum tipo de confusão dentro do elevador. Quando as portas se abriram, lá estava o mesmo ascensorista, um pouco menos feliz que da primeira vez que o vimos. Saía um rapaz com um carrinho de bebê, que discutia alguma coisa com um outro rapaz, que lhe impedia a passagem e que dizia muitas coisas sobre baianos mal educados. Tendo o primeiro rapaz saído, entramos no elevador. O segundo rapaz, provavelmente de fora do estado, dizia, como reclamando de contínuo, que os baianos eram mal educados, e que, ao falar isso, havia sido agredido por dois dentro de um elevador, e o ascensorista já estando triste lhe clamava que ninguém lhe havia feito absolutamente nada. Dada a confusão, o elevador não saiu do lugar, e o ascensorista chamou a segurança. Não tendo ela chegado de imediato, desceu com o elevador ao estacionamento, como a criar um meio de se livrar logo do problema.
   No estacionamento, ao abrirem-se as portas, o ascensorista pediu ao homem que deixasse o elevador, mas este decidiu encarar e tentar intimidar o trabalhador, que se irritou profundamente. Após uma discussão clássica de homens que estão para brigar, com direito a "você acha que é mais homem do que quem aqui?", do ascensorista, que suportou até o fim, quase ocorrera a confusão, se não fosse eu falando com o ascensorista, e a família do homem que lhe detera. Por fim, o ascensorista procurou se acalmar e voltar ao trabalho, e o homem saiu esbravejando contra a educação ruim dos baianos. Quando chegar no seu estado, ainda deveras dirá que baiano não trabalha, e que vivemos de bolsa miséria. Basta olhar as coisas como são, e não como dizem ser.

8 comentários:

  1. Infelizmente, a verdade é que o povo bahiano é sim mal-educado.

    Por motivos forçados estou vivendo em Salvador e enfrento diariamente a má-educação do povo bahiano. Claro, não são todos, mas em minha experiência é a grande maioria.

    Não há "bom dia, boa tarde, obrigado, com licença", nem nada disso.

    O povo mija na rua. Joga lixo no chão. Carro não respeita pedestre, e por sua vez o pedestre também não respeita os sinais de trânsito.

    Vendedor de acarajé tenta passar a perna em turista na cara de pau.

    Enfim, esse conjunto todo dá mesmo a impressão de que a afirmação "Bahiano é mal educado" é mesmo verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente ! Eu tbm estou sendo obrigada a conviver próximo de uma família Baiana e vou confessar que pesadelo ! São barqueiros , gritam 24 horas eles não falam gritam, quer viver arrumando briga e etc. Ok não vou generalizar mas esses não são os primeiros que eu conheço é a historia se repete !

      Excluir
  2. Isso ocorre devido a fatores históricos. Depois que a monarquia foi derrocada por escravocratas, tendo salvador a maioria negra, houve uma gentrificação elitista. Por sua vez, a população não recebeu investimentos na educação, ideias de ética. Não é a região, e sim a história de deodoro sendo feita

    ResponderExcluir
  3. Um pequeno contato com um baiano e já senti isso, por isso vim até aqui pesquisando sobre tal comportamento. Parabéns pela postagem e a todos que contribuíram com seus comentários. Cordialidade e respeito não deveriam ser herdados e sim adquiridos. Boa noite pessoal.

    ResponderExcluir
  4. A minha indignação são.para as pessoas q jogam lixo no chão, mijam rua, gritam na porta, não respeitam serv.públicos oferecidos pela prefeitura.Ex: A prefeitura tentando refazer escadas, concretar as ruas e o povo pisa de propósito no cimento, só p sacanear .

    ResponderExcluir
  5. Alguns Baianos infelizmente tem aquela mente de achar q é dono da rua e não respeita o direito do outro.Eles acham q mijar na rua é nota 10 e ainda dizem que a rua é publica.

    ResponderExcluir
  6. Baiano, mal educado ??? mal educado é o pessoal Do Salvador, eu sou Do Salvador e quando saio para cidades, dentro da Bahia percebo a diferença, não deve-se generalizar.

    ResponderExcluir