sexta-feira, 22 de março de 2013

Salvador, uma cidade grega!

   E ai, galera! Estão na correria? Eu tô, semestre acabando, to me esforçando pra entregar as atividades, já fiquei ligado por três dias seguidos! Mas não é disso que estamos falando, mas sim de sextas feiras. E com a sexta feira, quem aparece é a postagem desse blog, que hoje traz uma curiosidade, como sempre, comparando a Grécia antiga com alguma coisa, é a vida. Lá vai!


   A cidade de Salvador é uma cidade Grega antiga! Sim, é verdade. Claro que não é exatamente uma cidade grega antiga, mas tem as mesmas características de uma. Estou me baseando na cidade de Atenas, a qual eu conheci, por meio da matéria de grego antigo.
   Em primeiro lugar, a cidade ateniense era dividida em duas partes, acrópole e paternão, cidade alta e cidade baixa, e Salvador tem a mesma divisão. No paternão estavam o porto, os mercados, o estaleiro, os navios mercantes e de transporte. Na acrópole estavam os templos, casas de armas e palácios. Em Salvador, na cidade baixa, temos porto, estaleiro, os navios e os grandes mercados de rua; na cidade alta temos os mais notáveis pontos turístico-religiosos, como o pelourinho. Também, na cidade alta temos a maioria dos centros políticos da cidade: Sucom, prefeitura, câmara dos deputados... E na cidade baixa temos o grande mercado modelo.
   É notório que, hoje, Salvador não se restringe a isso. Os lotes da pituba, itaigara, costa azul e paralela que o digam, mas na sua fundação, como uma cidade que foi pensada ainda em Portugal, Salvador tem enormes chances de ter sido baseada em alguma cidade grega da antiguidade. É uma coisa legal de se pensar, Salvador como uma cidade grega antiga na atualidade.

É isso, galera! Espero que tenham gostado, sexta feira que vem tem mais. Votem ali se acharam o texto bom, ruim ou ótimo. Até a próxima!

4 comentários:

  1. Seria legal se você escrevesse alguma coisa sobre Atenas e Esparta, não relacionando à sua cidade, mas, sim, relacionando as duas. Enfim, seu blog é interessante! Continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, eu não falo apenas sobre a Grécia Antiga, mas sobre qualquer coisa que der na telha e eu achar legal. Por conhecidência, eu acho a Grécia Antiga muito legal, apesar de pensar coisas ruins sobre ela... Mas enfim, é um bom tema, que pode aparecer por aqui qualquer dia desses. E obrigado pelo comentário!

      Excluir